Atividades Extracurriculares

Paralelamente às atividades curriculares do Colégio dos Arcos, oferecemos um conjunto de atividades extracurriculares que incluem:

Xadrez, Violino, Piano, Judo, Ballet, FunYoga e Natação, das quais destacamos e descrevemos algumas de seguida:

Dança / Ballet

Estas aulas, têm por principal objetivo, o encontro com o corpo no espaço. Esta é uma aula sobre a maleabilidade dos corpos que se intercetam e se constroem num espaço e a um ritmo próprio.

Pretende-se com estas aulas:

• Desenvolver skills específicos da técnica de dança contemporânea, clássica e da técnica de dança moderna;
  • Aumentar a auto estima dos utentes;
  • Promover uma melhor noção de corpo enquanto elemento individual;
  • Permitir a descoberta do espaço próprio e do espaço partilhável;
  • Descobrir o tempo e o fluxo;
  • Permitir a relação destes quatro fatores individuais: O corpo num espaço, num tempo e portador de um determinado fluxo de movimento;
  • Estimular a perceção e reconquista da sensibilidade pelos processos físicos, emocionais e cognitivos;
  • Desenvolver a concentração;
  • Fomentar a criatividade;
  • Promover a entreajuda;
  • Fomentar o espírito crítico;
  • Promover a saúde e o bem-estar;
  • Oferecer um espaço de descoberta.

Judo

O Judo oferece benefícios claros de integração física e social para crianças e jovens, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social integrado. É recomendado pela UNESCO como um dos desportos mais adequados para crianças e jovens:

• Desenvolve habilidades e capacidades específicas do aluno;
  • Prepara os jovens para uma convivência equilibrada no seu ambiente social;
  • Estimula o interesse pela competição sadia;
  • Desenvolve o educando como um todo.

O Judo tem por objetivo, não só a preparação técnica dos alunos, mas também o trabalho de forma pedagógica, adaptada aos moldes de uma educação ocidental. Para as crianças a prática do Judo contribui para:

• Controle muscular;
  • Aperfeiçoamento do reflexo;
  • Desenvolvimento do raciocínio;
  • Equilíbrio mental;
  • Reforço do carácter e da moral;
  • Fortalecimento da autoconfiança;
  • Respeito aos companheiros.

Natação

Desde cedo todas as crianças devem ser incentivadas a fazerem algum tipo de atividade física, pois as vantagens de um desporto iniciado tão cedo, são diversas. A natação é uma excelente dica, os seus benefícios proporcionados pela prática da atividade física são: melhorar a capacidade cardio respiratória, tônus muscular, coordenação, equilíbrio, agilidade, velocidade, força, desenvolve habilidade psicomotora como a lateralidade, as perceções tátil, auditiva e visual, autoconfiança e socialização.

FunYoga

O Funyoga é uma metodologia específica de Yoga para crianças já em fase escolar, muito divertida e não-competitiva. Nestas aulas, não há julgamento sobre como uma criança faz uma pose ou joga um jogo, simplesmente alimenta-se a força interior de uma criança e auto aceitação. Esta atmosfera nutritiva incentiva a criança a relaxar e a se divertir enquanto desenvolve não apenas a força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio, mas também a consciência corporal. Melhora o focos, a concentração e a auto confiança. Praticar yoga ajuda também, o desempenho académico, e até mesmo uma diminuição nos problemas de disciplina, respeitando os seus pares.

Marcações: atividades, extracurriculares

Testemunho

"Hoje, depois de deixar o meu filho César de 18 anos no aeroporto  para " voar " para uma nova etapa académica da sua vida, dei por mim a lembrar o dia que ele entrou com 2 anos no Colégio Dos Arcos pela 1ª vêz. A separação foi identica , muito choro e ansiedade para ambos que logo se foi dissipando nos dias seguintes. Durante 3 anos foi lá que ele foi muito feliz e onde começou a construir o seu livro de vida com todos os ensinamentos importantes para a sua valorização pessoal que certamente lhe será muito útil para hoje enfrentar esta outra dificil etepa de vida que vai começar.
Aproveito também  para agradecer à sua educadora Bé e a todas as auxiliares que cuidaram do César assim como a todas as restantes colaboradoras o contributo e o trabalho precioso que fizeram para que ele seja o homem que é hoje."

Manuel Fernandes de Sousa

Protocolos